- Coletivo Insights
- Posts
- Agora a IA tem língua👅
Agora a IA tem língua👅
Penn State lança língua eletrônica para detectar alimentos.
Que tédio
Com a chegada da IA, passamos a focar nas tarefas mais importantes do dia a dia, deixando para ela a responsabilidade de resolver tudo que é entediante. Será que no futuro, os robôs vão criar humanos artificiais para fazerem o trabalho chato por eles?
Enquanto ainda não sabemos, vamos ver o que o mundo da tecnologia nos reservou para essa semana🧩
⮕ Seus INSIGHTS de hoje são:
Língua de inteligência artificial
IA ganha Prêmio Nobel
Tour pelo mundo Tech
3 dicas de ferramentas
Prompt para retenção de clientes
Como usar o novo ChatGPT o1-preview
Imagens legais (a gente gosta…) geradas por IA
NOTÍCIAS
A língua da IA tem um paladar mais apurado que o seu
O sabor da inovação. Pesquisadores da Penn State desenvolveram uma "língua eletrônica" equipada com inteligência artificial que consegue distinguir variações sutis em líquidos, como frescor do leite, diferentes tipos de refrigerantes e misturas de café.
Falando nessa língua:
A língua eletrônica imita o funcionamento do sistema gustativo humano, onde os sabores são interpretados pelo cérebro.
Sensores de grafeno capturam dados elétricos gerados pela interação dos líquidos com o dispositivo.
Os dados coletados são processados por uma rede neural que aprende a identificar padrões complexos nos líquidos analisados.
Os pesquisadores começaram definindo 20 parâmetros específicos para a IA analisar, mas perceberam que o desempenho disparava quando a rede podia escolher os seus próprios critérios.
O resultado? Uma precisão de mais de 95%.
Gostinho de quero mais👅
Embora o estudo inicial tenha se concentrado em alimentos, as possibilidades de aplicação são amplas. O dispositivo pode ser treinado para outros setores, como diagnósticos médicos, a partir da análise de fluidos corporais, e no desenvolvimento de sistemas de IA mais transparentes e eficientes.
Clique aqui e leia a notícia completa.
E o Nobel de Física vai para… a IA!
Imagem: CNN
O Prêmio Nobel de Física de 2024 foi concedido a duas lendas da inteligência artificial que, se você já falou com um chatbot ou teve recomendações duvidosas acertadas no streaming, têm uma boa parcela de responsabilidade nisso.
Quem são eles?
John Hopfield: Professor da Universidade de Princeton, Hopfield foi laureado por ter desenvolvido um modelo de memória associativa que permite armazenar e reconstruir padrões em grandes volumes de dados, um avanço essencial para o reconhecimento de padrões, componente central das redes neurais.
Geoffrey Hinton: Cientista britânico-canadense e professor, Hinton recebeu o prêmio por suas pesquisas que possibilitaram que máquinas detectassem características em dados de forma autônoma. Suas técnicas abriram o caminho para o uso de redes neurais em tarefas, como identificação de objetos em imagens e processamento de linguagem natural.
Traduzindo: Hopfield e Hinton são os pais das redes neurais artificiais, que imitam o funcionamento do cérebro humano. No caso dos humanos, os neurônios se comunicam via sinapses; já na IA, são os nós interconectados que trocam informações com diferentes intensidades. Essa tecnologia permitiu que máquinas fossem treinadas para reconhecer padrões, fazer previsões e até gerar conteúdo original.
Fica a crítica: Em 2023, Geoffrey Hinton deixou o Google, onde era pesquisador, para alertar sobre os riscos do desenvolvimento desenfreado da IA. Segundo ele, em seu discurso de premiação, o ritmo frenético pode fazer com que os computadores ultrapassem a inteligência humana antes do esperado. Para Hinton, há um sério risco das máquinas burlarem as restrições que tentamos impor, e é preciso abordar urgentemente os desafios éticos e de controle dessa tecnologia.
🏅E levou mais um pra casa: Demis Hassabis, CEO da DeepMind, e seu parceiro John Jumper receberam o Prêmio Nobel de Química pelo AlphaFold2, um modelo de IA que pode prever o formato de proteínas. Dois milhões de pesquisadores já usaram a plataforma para combater o câncer, desenvolver vacinas e construir novos materiais.
Clique aqui e leia a notícia completa.
O que mais você precisa saber sobre o mundo Tech e IA
Imagem: Meta
📹Isso não é de verdade? A Meta anunciou o Movie Gen, uma ferramenta de IA que gera e edita vídeos realistas a partir de comandos de texto, com previsão de lançamento para 2025.
💔Divorciando: A OpenAI busca independência da Microsoft devido a tensões na parceria, com ambas as empresas se vendo como concorrentes à medida que expandem suas iniciativas de IA e buscam maior autonomia.
💧Já bebeu água (salgada) hoje? Engenheiros do MIT criaram um sistema que usa apenas luz solar para dessalinizar água, oferecendo uma alternativa sustentável e barata para regiões com escassez de recursos básicos.
🕵️♂️Dois espiões demAIs: Alunos de Harvard usaram óculos da Meta para espionar acessar dados pessoais de desconhecidos com softwares de reconhecimento facial, levantando preocupações sobre privacidade.
💍Maçã também faz anel: Seguindo os passos da Samsung, Tim Cook planeja lançar o “Apple Ring”, entrando na disputa dos anéis inteligentes com foco em monitoramento de saúde e bem-estar.
🇧🇷Brasa no topo: Brasil, Chile e Uruguai lideram a adoção de IA na América Latina conforme o Índice Latino-Americano de Inteligência Artificial, destacando avanços em pesquisa e políticas de inovação.
FERRAMENTAS DE IA
TUTORIAL IA
Como automatizar treinamento e documentação com IA
Explicar a mesma coisa várias vezes para novos funcionários ou clientes pode ser cansativo. Documentar o famoso processo operacional padrão (POP) e fazer tutoriais de treinamento em vídeos torna tudo mais escalável, replicável e economiza tempo.
Veja como automatizar seus processos de documentação e treinamento com IA:
Baixe a extensão Guidde no Chrome — uma ferramenta com IA que grava seu processo e cria automaticamente um vídeo de instruções.
Clique no ícone da extensão e execute a tarefa que quer ensinar.
Quando terminar, clique novamente para encerrar a gravação.
No site do Guidde, você encontra a gravação com legendas e instruções geradas automaticamente.
Edite qualquer detalhe se necessário, inclusive pausas, velocidade, cacoetes e compartilhe com sua equipe ou clientes, assim, eles aprendem sem você precisar explicar de novo.
COMANDO CHATGPT
🎯 Estratégia de retenção de clientes
Simule ser um especialista em Customer Success para desenvolver uma estratégia abrangente de retenção de clientes para [insira o nome da empresa]. A empresa oferece [insira produtos/serviços] para [insira o público-alvo]. Analise a experiência atual do cliente, identifique possíveis pontos de dor ou razões para a perca deles e sugira 5 táticas para melhorar a satisfação e lealdade, como onboarding personalizado, check-ins regulares, benefícios exclusivos ou um programa de fidelidade. Apresente ideias para abordar proativamente os problemas comuns dos clientes e para coletar feedback, visando a melhoria contínua do produto ou serviço. Certifique-se de que a estratégia de retenção esteja alinhada com a voz e os valores da marca, enfatizando a construção de relacionamentos de longo prazo com os clientes.
📦️ DHL Fashion Week
Gostou da edição de hoje ou bateu um sono? Compartilhe sua opinião! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
👋 Até a próxima!
Reply